Rua Victor Delamuta, 592 - Piracicaba-SP +55 (19) 988.991.990 +55 (19) 3438-1121

Cuidados na instalação dos perfis AR-230

ALINHAMENTO DAS ESTRUTURAS

O perfeito alinhamento das estruturas auxiliares de fixação do AR-230 é condição indispensável para seu perfeito acabamento, evitando empenamento e ondulações.

FIXAÇÃO

Para a fixação dos perfis AR-230, tanto no caso de forros como de revestimentos verticais, aconselhamos a utilização de parafusos auto-brocantes diâmetro 1/8″, (3,17 mm). Para tal operação, sugerimos a utilização de parafusadeiras com regulagem de torque, evitando aperto excessivo dos parafusos.

TRANSPORTE E ESTOCAGEM

  • Os perfis AR-230 são fornecidos em envoltórios de papelão ondulado e filme plástico de proteção.
  • Somente retirar as proteções no momento da instalação, evitando danos na pintura.
  • Armazenar as caixas de perfis em superfícies planas, nunca colocando outros materiais sobre elas.
  • O empilhamento máximo é de três caixas.

PERFURAÇÕES E RECORTES

Os perfis AR-230 aceitam perfuração através de broca de aço rápido, serra-copo, serra tico-tico, tesoura para chapa e esmerilhadeira. No caso da última, é aconselhável remover o filme de proteção antes do corte, evitando que o mesmo fique com aparência de queimado na borda do corte.

COLOCAÇÃO DO ÚLTIMO PERFIL AR-230

Ao chegar no final da instalação, colocar o perfil L de acabamento, preso à alvenaria ou estrutura metálica. Em seguida medir o vão restante que deverá ser preenchido com o último perfil AR-230. Recortar o mesmo utilizando tesoura de chapa ou esmerilhadeira, observando uma folga de aproximadamente 10 mm.

Aplicar sobre a cantoneira de acabamento, cordão fino de silicone neutro e logo em seguida encaixar o último perfil. Desta forma é possível evitar a utilização de parafusos ou rebites que prejudicariam a estética da obra.

LIMPEZA E MANUTENÇÃO

As fachada e forros executados com os perfis AR-230 são totalmente laváveis, podendo utilizar para tal água e sabão neutro. Não é permitida a utilização de solventes e esponjas abrasivas.

PROBLEMAS E SUAS POSSÍVEIS CAUSAS

  • – Desalinhamento ou ondulações no material
    Possíveis causas: estruturas auxiliares desalinhadas, falta de cuidados no transporte e estocagem.
  • – Riscos na pintura
    Falta de cuidados no transporte, manuseio e instalação.
  • – Corte no parafuso de fixação
    Possível causa: aperto excessivo na instalação